Publicado por: Maísa Tomaz | novembro 2, 2009

Tratamento à base de soja na menopausa, aumenta a qualidade de vida


Gabriela Araújo

A menopausa, época que marca o fim do período fértil feminino, pode alterar o funcionamento do organismo e dificultar o dia a dia. Estudos e alternativas naturais podem ajudar mulheres a enfrentar essa fase.

Para diminuir os sintomas, alguns médicos indicam a reposição hormonal e outros acreditam que a melhor opção seja o uso de suplementos à base de soja, o que traz alivio e mais qualidade de vida. Entre os sinais de menopausa estão a diminuição da menstruação, alternância entre aumento e queda da sensação de calor, suores, diminuição da libido, insônia, secura vaginal, dores musculares e, indiretamente, perda de concentração e memória e também pode levar a quadros de ansiedade e depressão.

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Consumo diário de soja, linhaça, ruibarbo, sumplementos alimentares e atividade física, são algumas das opções para diminuir a sensação de calor e outros desconfortos durante a menopausa

Experimentos com fitoterápicos mostram que raiz de ruibarbo alivia as ondas de calor. Outro estudo comprova que suplementos alimentares à base de soja, são eficazes para mulheres que não optam pelo controle hormonal. Auxiliam na diminuição do calor, problemas musculares e na redução de secura na área vaginal.

Em 2002, foi divulgado que a terapia hormonal pode aumentar as possibilidades de doenças cardiovasculares e o risco de câncer de mama. Pesquisadores estimam que somente de 10% a 35% das mulheres fazem uso de hormônios e metade das que usam, substituem o tratamento por alimentos à base de soja. As principais queixas são por provocar sangramento irregular, medo de câncer e de ganho de peso.

Além dos compostos alimentares, a ingestão diária de soja pode ser feita com o consumo de leite de soja ou farinha de soja integral. Outra dica é a semente de linhaça, que deve ser consumida crua em no minimo uma colher de sopa. Pesquisa realizada pela USP constata que a atividade física regular também pode ajudar, já que evita fadiga, irritação, dores no corpo e insônia.

Mais informações em:

Saiba mais sobre alimentação na menopausa:


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